terça-feira, 9 de novembro de 2010

Criança que assiste TV come mais bobagens

De acordo com estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB), crianças que assistem mais TV são as que mais consomem guloseimas e alimentos calóricos e pobres em nutrientes.
A nutricionista Renata Alves Monteiro é responsável pela pesquisa. A pesquisadora seguiu os hábito alimentares de 330 crianças de nove a 12 anos, de escolas públicas e particulares, em dis estudos.

No primeiro, fez um questionário sobre as preferências alimentares e o tempo médio de televisão de cada criança. No segundo, dividiu as crianças em três grupos e as submeteu a programas de TV com ou sem comerciais. Depois, repetiu o questionário e cruzou os dados. A conclusão é que duas horas de televisão são suficientes para interferir nas escolhas das crianças. “Aquelas que assistiam mais televisão tiveram uma preferência maior por guloseimas”, diz.
Monteiro é uma das autoras de outra pesquisa, feita em 11 países, que avaliou 12.618 comerciais. Desses, 67% eram de produtos com muita gordura, muito sal ou muito açúcar. O estudo foi publicado no periódico “American Journal of Public Health” e coordenado pelo Conselho de Câncer da Austrália. “No Brasil, 95% das propagandas para crianças são de alimentos não saudáveis. Isso tem uma relação direta com o aumento da obesidade”, diz Monteiro.
O assunto já foi discutido na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e até chegou a ser incluído no texto inicial de uma resolução, mas depois foi retirado. “É um problema de saúde pública. Toda propaganda para crianças com menos de 12 anos é abusiva. A criança não tem capacidade de fazer uma leitura crítica e escolher outros alimentos”, diz Isabella Herinques, coordenadora do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
Esse é um assunto que os pais deveriam dar o máximo de atenção. É impressionante a associação que fazem de crianças a guloseimas como uma prática normal!!! Precisamos de muitos esclarecimentos para terminármos de vez com essa cultura equivocada.
Fonte: Folha Online
http://malaguetacomunicacao.com.br/2010/11/crianca-que-assiste-tv-come-mais-bobagens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário