quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lançamento do Guia Rio Botequim

 Aconteceu no Espaço Franklin, no Centro a festa de lançamento do guia Rio Botequim 2011, de Guilherme Studart. Editado pela Casa da Palavra - com apoio da Riotur, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Ambev - , a publicação chega à sua 9ª edição apresentando os bares que se destacaram em várias cidades do estado.
O destaque da noite ficou por conta do anúncio de que, a partir de 2011, o Rio Botequim entrará para o mundo virtual, onde será possível acessar atualizações periódicas, interatividade e aplicativos que facilitarão a vida dos boêmios.
Entre os bares listados na edição 2011 estreiam o Bar e Galeria Imaculada, no Morro da Conceição (destaque para a omelete de sardinha e bolinho de feijão com arroz recheado com bacon); o Rei do Galo Velho, em Curicica (a melhor carne de galo ensopada com batatas); o Cine Botequim, no Centro (bar inspirado em filmes, exibe sessões diárias e os pratos são batizados com títulos conhecidos) e o Panamá Bar, em Copacabana (caldo de mocotó e espumantes a preços acessíveis).


Além de selecionar 160 bares de destaque, o autor contemplou 11 deles com a cotação máxima de três estrelas:
Aconchego Carioca, Academia da Cachaça, Adônis, Bar Lagoa, Bracarense, Cervantes, Chico e Alaíde, Jobi, Nova Capela, Original do Brás e Pavão Azul. Foram levados em consideração os quesitos ambiente, atendimento, higiene, comida e, obviamente, a bebida.
Também entraram na publicação bares que já fazem parte do roteiro etílico e gastronômico da cidade, entre eles o Braseiro da Gávea - que subiu uma posição no ranking, passando a ostentar duas estrelas - e o Granel, bar de Piratininga, em Niterói, que também conquistou mais uma estrela, num total de duas.

A simpatia do Chico do Chico & alaíde
Os responsáveis pelos quitutes da festa

Bobozinho da Alaíde um dos acepípes servidos

Kadu Tomé do Bracarence

O famoso Bolinho de feijoada do Acomchego Carioca

Bianca e Rosa do Aconchego Carioca
O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, participou do evento entregando aos donos dos botecos a plaquinha com as devidas estrelas.

Os bares do Rio Botequim 2011 são fartamente ilustrados com fotos que apresentam detalhes de seus ambientes e pratos tradicionais, acompanhados de textos leves e descontraídos, traduzidos também para o inglês. Vale ressaltar que a palavra "chope" não foi traduzida, uma vez que a idéia do guia é fazer com que os leitores estejam bem afinados com o jeito carioca de ser.

2 comentários:

  1. Que beleza Fabi! Bela cobertura do evento melhor do que muita mídia tradicional por aí, parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que suceeeesssssooooo!!!
    Arrasou, Loura. Aliás, como sempre.
    Bjssss

    ResponderExcluir