sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Lentilha com gengibre e especiarias para as Festas de Fim de Ano

Gosto muito de lentilhas! Especialmente quando damos toques diferenciados para fugir um pouco do óbvio. Assim, deixo esta receitinha super simples de lentilha que não deixa de ter o ar de tradição das festas de fim de ano. Até por que, sorte, saúde e paz é o que todos nós queremos, e se tradicionalmente a lentilha nos traz todos esses quesitos, por que não fazê-la?
Costumo fazer um pacote de 500 g, 1/2 kg de carne em cubos para ensopar (pode ser músculo), 1 linguiça calabresa picada, 2 cebolas picadas, 4 dentes de alho, um pedaço de gengibre ralado e tempero árabe com pimenta. Esse tempero é uma mistura de especiarias que dão o sabor diferenciado da lentilha: zatra, canela, pimenta branca, pimenta rosa e preta moídos na hora.
Refogue a cebola e o alho e assim que ficarem amarelinhos, junte a carne e a linguiça para dourar. Quando  pegar no fundo da panela, acrescente a lentilha e misture brevemente para que em seguida, colocar um litro de água fervente. Assim, naturalmente, a lenilha é cozida no caldo da carne. Deixe ferver com a panela tampada e observe o ponto de sua preferência (ela pode ser mais rossinha ou mais ralinha). Quando os grãos já ficarem bem macios, abaixe o fogo, coloque o gengibre e as especiarias deixando apurar o sabor.
Gente é muito saborosa. Você poderá come-la tanto como um caldinho, ou também, com um arroz branco com cenouras raladas e farofinha de alho com coetro. A mistura das especiarias com o gengibre dão um toque especial!

Deixo aqui votos de muitas alegrias e um natal e Ano novo cheio de conquistas! Agradeço todos que acompanham o Cozinha Terapêutica e espero que em 2011 estejamos juntos com muitas surpresas! 
Um grande beijo a todos!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário