segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Produção de pimentas em conserva

 
Neste fim de ano, fiz uma  produção de pimentas em conservas para presentear amigos e parentes. Acabou virando um “mimo” que fez sucesso especialmente pela superstição de quem acredita na pimenta como amuleto por afastar energias negativas e atrair bons presságios aos seus portadores. Dizem que tal poder provavelmente se deve ao seu sabor forte e ardido. Se uma pessoa te deseja mal, a pimenta afastaria suas más intenções com a mesma voracidade com que ataca seu paladar. A planta teria o papel de absorver essa energia negativa.


Seja lá como for quem coloca a pimenta no dia-a-dia está levando, além de tempero, uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope, vitaminas – benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos que agora estão sendo comprovados pela ciência.
Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil.

Por duas semanas, um grupo de ratinhos recebeu, todos os dias, uma pequena dose de extrato de pimenta-dedo-de-moça, a mais consumida no país. No fim do período, sangue foi coletado e comparado com o de ratinhos que não receberam a pimenta. O resultado impressionou os pesquisadores.

“Nós tivemos uma redução bastante significativa, em torno de 45%, do colesterol total desses animais. Uma redução do colesterol total, tanto em humanos quanto em cobaias, mostra que há um risco menor do desenvolvimento de doença arterial coronariana ou aterosclerose”, diz a nutricionista da PUC-RS Márcia Keller Alves. Em outras palavras: menor risco de enfartes. O que reduziu quase pela metade a gordura do sangue nos ratinhos foi a capsaicina, o princípio ativo da pimenta, que dá a ela o gosto ardido. “É esse princípio ativo que faz com que a pimenta seja benéfica à saúde. Então, quanto mais picante mais capsiacina. E quanto mais capsiacina mais benefícios com o consumo da pimenta”, esclarece a nutricionista.


Bom, o que realmente importa é que uma pimentinha vai muito bem no realce das comidinhas...se for pro bem da saúde melhor ainda, se também for um tipo de amuleto, também será bem vinda!
Viva 2011!!!
Ps. Agradecimento especial a minha querida amiga Inayá artista de mão cheia que contribuiu com boa parte dessa produção.

Fonte: http://g1.globo.com/globoreporter

5 comentários:

  1. Fabi! Que bacana esse post. Ficou tão holístico, pois juntou todas as fomes. Fome de saúde, de sorte, de prazer, de diversão e de arte! E ó...eu é quem agradeço, pois, não à toa, ajudar na produção dos potinhos foi realmente muito terapêutico, não foi?
    Um 2011 maravilhoso prá todos nós! Sucesso!Bjsss nos corações.

    ResponderExcluir
  2. oi, Fabiana.
    Como vai? Nem lembro como cheguei aqui, rsrs, importa que cheguei e adorei!
    Vc se incomodaria em fazer um post falando das conservas em si? Eu tentei fazer uma aqui com um molho feito de habanero, mas estragou rápido... :-) Estou atrás de dicas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula!
    Que bom estar por aqui!
    Eu farei um post da conserva sim. Outras pessoas também pediram. Espero que goste!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabi!
    Temos algo em comum. Tambem sou parapsicóloga e professora e gosto de culinária.Nas minhas horas vagas, pratico agricultura natural em meu sítio na cidade de Piraí-RJ produzindo pimentas. Tenho vários tipos e faço conservas, molhos, geléias (doce) e desidratada. Neste ano, estou prevendo uma safra récorde e preciso vendê-las. Se for útil para você, por favor me procure.

    Um abraço,
    Nirce

    ResponderExcluir
  5. Ola Fabi...
    Nao te conheco, mas ja adorei seu blog!!! visto que tambem tenho um blog, de culinaria e outro de textos e pinturas...pois sou artista plastica, e adoro alem de pintar, fazer comidas que todos possam apreciar...
    Outra coisa em comum, que adoro pimenta, e encontrei seu blog pesquisando sobre isso...Ta lindo e criativo...
    Claudete, bjs...
    www.cheiroetempero.blogspot.com
    www.dety-rabisco.blogspot.com

    ResponderExcluir