quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hoje é o Dia Internacional do Chef de Cozinha

Hoje dia 20 de outubro é uma data internacional, instituída pela Associação Internacional de Chefs de Cozinha

Cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas, surgida por volta da sete mil anos atrás, quando o homem adquiriu meios seguros de obter e dominar o fogo. Já o ofício de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu, mas relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia por volta de 3000 a.C., por exemplo, confirmam que essa é uma profissão antiqüíssima e, também, mostram que a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais e de poder.
Hoje, no Brasil, a gastronomia vive um momento efervescente. Ao longo das últimas duas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente. A mudança mais sensível, e que serviu de mola propulsora para todas as outras, foi, justamente, a profissionalização do setor. Começou, timidamente, com a chegada de chefs estrangeiros no começo dos anos 80, fortaleceu-se com a abertura das importações no começo dos anos 90 e consolidou-se com a fundação da Associação Brasileira da Alta Gastronomia - ABAGA, em 1995, cujo empenho, desde o início, embasou-se em dois pilares complementares, a formação e a valorização do profissional da cozinha. Artista apaixonado e orgulhoso de seu ofício O Chef de Cozinha é o profissional que emprega seu talento para dignificar a gastronomia e transformar comida em arte. Cada um com seu espaço, seu mercado, sua personalidade, seu carisma. Cada um fazendo a sua parte, participando, com seu trabalho, de um processo muito importante de construção de uma cultura gastronômica no Brasil. Cada um contribuindo com seus conhecimentos técnicos, para o aumento do grau de profissionalismo desse mercado e abrindo espaço para que outros ingressem nesse mundo rico e fascinante da cozinha.

‎Segundo Rubens Alves, "Os cozinheiros estão à procura de uma alegria maior. Eles comem algo diferente. Eles comem a alegria que vêem no rosto dos outros, quando os convidados dizem: 'como está gostoso! '. O cozinheiro come com os olhos".

Viva! Parabéns a todos chefs profissionais e não profissionais, amantes da cozinha, cozinheiros de final de semana, cozinheiros de mão cheia, e todos àqueles que de certa forma, contemplam a comida como expressão de arte e afeto!

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-cozinheiro.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário