segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia mundial do Macarrão


Hoje, 25 de outubro, é o dia do macarrão.
Simples, do tipo instantâneo ou com molhos mais elaborados, o prato é adorado no Brasil, terceiro maior fabricante da comida no mundo. E muitas pessoas, apesar de gostarem muito do prato, fogem da tentação dos carboidratos. Uma pena! Pois segundo os especialistas, todas as massas são recomendadas, desde que consumidas na porção certa, ou seja, o macarrão entra na dieta, naquele momento, como a opção de carboidrato da refeição, basta prestarmos devida atenção aos molhos e suas combinações.
O Dia Mundial do Macarrão foi criado no dia 25 de outubro de 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo per capita.
No Brasil, terceiro maior mercado consumidor de macarrão do mundo, perdendo apenas para a Itália e para os Estados Unidos. Segundo informações da Associação Brasiliera das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), quando a estatística considerada é a per capita, o Brasil caí para 13º lugar.

Origens
A versão mais aceita pelos historiadores faz referência aos árabes como os pais do macarrão. Eles teriam levado a iguaria à Sicilia no Século 9, quando conquistaram a maior ilha italiana. Os árabes chamavam o macarrão de itrjia, que era uma massa seca para melhor conservação nas longas travessias pelo deserto. Nesta época, a Sicilia tornou-se o centro mais importante do comércio e exportação de macarrão.
A versão mais aceita é que foram os árabes os pais do macarrão, tendo o levado à Sicília no Século IX. Pelo fato da Sicília ter se transformado em um importante centro comercial da época, os navegadores transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, difundindo o macarrão em várias regiões, inclusive na Itália. Posteriormente se chega à maior contribuição do macarrão: a italiana. Os italianos inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa, incorporando também ao macarrão, a farinha de grano duro, permitindo o cozimento correto.
Então vamos comemorar? Que tal usar a criatividade e criar uma receita bem bacana?? Eu criarei uma! Em breve postarei aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário