segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alimentação integrou a lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade


Cozinhas Mexicana, Mediterrânea (Grécia, Itália, Espanha e Marrocos), e Francesa como bens imateriais

A alimentação finalmente integrou a lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade, coordenada pela UNESCO (Organização das Nações para Educação, Ciência e Cultura). Em novembro, durante reunião realizada em Nairóbi, no Quênia, o comitê formado por 24 países declarou as cozinhas Mexicana, Mediterrânea (Grécia, Itália, Espanha e Marrocos), e Francesa como bens imateriais. É a primeira vez que o modo de comer de uma sociedade será oficialmente protegido para assegurar a continuidade das tradições.

O México foi o primeiro a reinvindicar o título de sua culinária tradicional baseada no milho. A campanha liderada por Gloria Lopez Morales, presidente do Conservatório de Cultura da Gastronomia Mexicana começou há seis anos.

Já a França terá o ritual da refeição resguardado, a maneira como desenvolveram os hábitos à mesa e a convivialidade, que influenciou o mundo com sua elegância. Desde a ritimada sequência de entradas com louças e talheres adequados, passando pela apresentação dos pratos  à harmonização entre comida e bebida.  Depois do anúncio da UNESCO, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou a criação de um centro cultural dedicado à gastronomia.

A cozinha mediterrânea engloba quatro países e está centrada no conjuto de alimentos considerados adequados para um estilo de vida saudável. Assim, uma dieta alimentar baseada em tomate, azeite, limão siciliano, laranja, uva, pães, peixes e alcachofra podem garantir longevidade, baixos índices de doenças crônicas e infartos, segundo inúmeras pesquisas que atestam a eficácia desses costumes. Nos Estados Unidos, a chamada Dieta Mediterrânea virou uma febre, sendo anunciada como uma solução eficaz contra  a obesidade.

O antropólogo Raul Lody que coordenou o processo de registro do Ofício da baiana de acarajé como Patrimônio Imaterial, pelo IPHAN, acredita que o Brasil deveria fazer sua candidatura. Para ele, o país é um dos poucos no mundo que em 500 anos de história teve o privilégio de produzir uma culinária  tão ampla, original  e de significados culturais como a brasileira.

Os três primeiros patrimônios imateriais da humanidade, ligados à comida, abrem caminho para que outros países se candidatem à lista de preservação de seus saberes culinários. Assim como a dança, a arte e a música são tradições que merecem ser salvaguardadas, a alimentação agora integra as fileiras de bens  que representam a expressão máxima da cultura de um país.
MUITO BOM!!!

Fonte: Unesco, Folha Uol e IG Comida
Texto: Juliana Dias http://www.malaguetacomunicacao.com.br/2010/11/comida-e-patrimonio/

2 comentários:

  1. Fabi, alguns autores consideram o consumo moderado de vinho às refeições como um dos elementos de longevidade, elegância e combate a obesidade, nas cozinhas mediterrânes e francesa.

    ResponderExcluir
  2. Fabi, estive por aqui! Ficou foférrima a marca do blog. Feita por Carla Cristina, correto?
    Vi também as fotos do curso do Alex. Tudo ótimo, muito legal mesmo. Valeu a cobertura!!
    beijos e abraços TRICOLORIDOS!!! Valeu FLUZÃO!
    Aline

    ResponderExcluir